sexta-feira, 19 de abril de 2024

LARGO DA IGREJA DOS PRETOS

 

Paisagem - Arte: Maria Eugênia

   Eu estava de passagem, indo na direção da praia. Pretendia contemplar o mar e seguir ir até o Mercado de Peixes para comprar camarão e rever velhos conhecidos. Ouvi um alarido, fui me aproximando. Tambores falavam alto, pessoas dançavam vestidas em suas roupagens variadas, alegres. Sacerdotes estavam no meio daquilo tudo, muito simples, com pessoas bem animadas. Coisa bela! Era uma celebração confirmando a participação de crenças em união, sincretismo religioso num ato que recordava determinado aspecto da história do município de Ubatuba. Alguém próximo comentava a importância de tudo aquilo:  

"É para marcar, não deixar apagar a memória de que aqui os negros escravizados tiveram uma igreja católica quando não podiam frequentar o mesmo templo que os senhores brancos. Aqui, nesta praça era a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Ela foi demolida há muito tempo, tendo algumas de suas partes aproveitadas para a conclusão da Igreja Matriz, o local sagrado dos homens brancos logo ali. Esta celebração puxada pelo grupo de maracatu e pastoral católica é para reavivar, resgatar a história deste lugar”. 

    Achei o máximo. Passava da hora de não deixar apagada um importante fato da nossa história. A municipalidade bem que poderia formar uma junta de pesquisadores, escavar, deixar um espaço protegido para que as pessoas apreciassem possíveis vestígios que estão debaixo da estátua da Nossa Senhora da Paz de Iperoig, produzir um marco histórico, fazer constar no calendário cultural etc. É isso mesmo! Estou me referindo à praça que se localiza na zona central da cidade de Ubatuba, próxima do mar, do casarão da Fundart e da igreja matriz; local que já recebeu a denominação de Praça do Rosário, Praça Marechal Deodoro, Praça da Bandeira e, finalmente, Praça de Nossa Senhora da Paz de Iperoig.  Vamos fazer uma análise do discurso? Religião e politica estão de mãos dadas. Predominava, possivelmente, apenas a denominação de largo da igreja dos pretos. Depois da destruição do templo, a religião católica determinou a homenagem à prática devocional do rosário. Vencida a monarquia, os republicanos a batizaram com o nome do marechal. Em seguida, na onda do civismo, se voltaram ao símbolo da Pátria (tão vilipendiada nos dias atuais por aqueles que são a favor da entrega de nossas riquezas aos grupos estrangeiros, mas se dizem patriotas, destroem a capital federal, cultuam o sionismo, são contra a democracia, espalham mentiras para alienar mais gente etc.). Por fim, os senhores da terra outorgam a Nossa Senhora como interventora na submissão e destruição da etnia Tupinambá, sob a classificação de paz. Paz para quem? Certamente não é para os povos originários, nem para os descendentes dos africanos que foram tornados escravos. É isto: será que não está na hora de voltar a ser o Largo da Igreja dos Pretos? 


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