Jundiaquara, a toca do bagre (Arquivo JRS) |
No centro da cidade de Ubatuba tem uma rua por nome de Maria
Vitória Jean. De acordo com os registros de Washington de Oliveira, “Maria
Victor Camilo Jean, mais conhecida por Maria Vitó, era filha de um daqueles
franceses que em meados do século passado [1801-1900] vieram para o Brasil e
acabaram radicando-se em Ubatuba”.
Ao visitar a Casa da Jundiaquara, onde um desses franceses
chegou na primeira metade do século XIX,
lembrei-me que alguém me disse o seguinte: “A Maria Vitória era descendente de
Camille Jean, o fazendeiro francês da Jundiaquara. Foi quem construiu o
primeiro casarão, depois de aplainar uma
parte do morro. Era um casarão muito bonito, onde acolhia sempre os visitantes
franceses. O cônsul da Bélgica, um passagem por aqui, ficou hospedado lá.
Também o famoso Debret, que fazia parte da Missão Cultural de D.João VI, foi
acolhido ali. Da visão que se tinha do alto, ele fez algumas gravuras da nossa
região, da natureza”.
Dizem os historiadores que, além do fato da independência do
Haiti, que expulsou os senhores franceses para outras terras, também ocorreu a
guerra que envolveu a França contra a Prússia forçando os mais destemidos a
buscarem outras paragens. Os franceses que chegaram a Ubatuba entre 1820 e 1850 eram dessas levas. Eram capitalistas buscando refúgio nas terras das Américas.
No mesmo autor citado no início deste texto, encontramos: “Os que chegaram em
Ubatuba adquiriram grandes extensões de terras e dedicaram-se à lavoura, muito
especialmente na cultura do café”.
Resumindo: as ruínas que visitei com os amigos são de época
recente, construção do Holanda Maia, por volta de 1950, sobre os alicerces da
primeira casa da fazenda (de Camille Jean). O nome Jundiaquara deriva da língua dos
antigos moradores, dos índios tupinambás. É a Toca do Bagre (jundiá). Trata-se
de uma enorme pedra mais para o interior, quase no Sertão da Sesmaria, onde
passava o rio. Com essa denominação podemos deduzir que o local era cobiçado
pelos pescadores de outros tempos. Agora, como comprova a fotografia, tudo é
mato cobiçado para grilagem de terra, para devastação total de tantas riquezas naturais e culturais. Pois é! As assombrações persistem!
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