Eu e Lucas - Arquivo JRS |
O cacique e as professoras - Arquivo JRS |
Ilha do Prumirim vista da aldeia - Arquivo JRS |
As lideranças jovens da aldeia Boa Vista estão de parabéns. As lideranças antigas mais ainda por continuarem na tradição do protagonismo juvenil! Este foi o meu primeiro pensamento ao ver crianças e jovens se movimentando para o sucesso de mais uma festa na aldeia. Logo depois foi chegando a geração mais velha trazendo produtos artesanais e outros.
Eu e minha filha aguardávamos ansiosamente a chegada do dia de sábado para podermos ir até o Prumirim e rever o povo querido da aldeia do grupo guarani mbya. Embarcamos no ônibus da 7:50 h, na direção norte do município. Depois, subindo um trajeto sob as árvores, chegamos no território indígena por volta das 9:30 h. Maravilha ver aquele espaço, escutar aquele rio de água cristalina e ver a movimentação do “grupo do Altino”.
Altino é pai do atual cacique Marcos Tupã. Eu o conheço desde quando chegou. Me lembro bem de quando o reduzido grupo ainda ia aos sábados à noite na Praça da Matriz, na década de 1970, para vender seus produtos. Meu tio Nelson dizia assim: “Aquele que está sempre em pé, como se vigiasse os demais, se chama Altino. Ele é o capitão da aldeia que se localiza no alto do Prumirim, por onde agora está passando a estrada que vai ligar a nossa cidade a Paraty”.
A abertura do evento coube ao jovem cacique e à Luiza acolhendo com maior prazer a todos. A sensação era de que estávamos em casa. A fala do Marcos logo nos relembrou que: “É o quarto ano desse desgoverno que vem afetando muito os povos indígenas. Estamos perdendo nossos direitos. Reclamamos no nosso canto, mas precisamos resistir, pois somos povos originários, nos compomos nas comunidades tradicionais aqui em Ubatuba. No município, agora brigamos pelo Conselho das Comunidades Tradicionais. Esperamos que o calendário cultural da nossa aldeia seja contemplado no calendário cultural da cidade. Também queremos ter um espaço no centro da cidade para expor os nossos produtos, nos dar a conhecer e receber o respeito que merecemos. Que a prefeitura nos garanta isso. Vocês são bem-vindos não só para nos prestigiar, mas, sobretudo, para se somar às nossas lutas. Agora, além da perseguição física, há a perseguição aos nossos direitos lá no Congresso Nacional, onde iremos, com os demais parentes, em julho, pressionar contra o projeto maléfico do marco temporal”.
Logo após a fala das duas jovens lideranças, teve início a programação do dia. Grande satisfação!
Deseja ajudar? Eis o apelo oficial da aldeia:
Nós, povos indígenas Mbya Guarani da TI Boa Vista – Ubatuba – SP, lideranças cacique Marcos Tupã, Luiza, Ivanildes e Patrícia, estamos nos mobilizando para ir a Brasília a fim de acompanhar o julgamento de repercussão geral do Marco Temporal no STF, a partir de 23/06/2022. Toda ajuda para essa viagem é bem-vinda! Marcos dos Santos – Tupã (Cacique) – BB: Ag. 2748-0 - C/C 26930-1 – CPF/PIX: 133.337.838-60 – Contato: (12) 99661-2574
https://www.instagram.com/aldeiaboavista/
Nenhum comentário:
Postar um comentário