sexta-feira, 6 de junho de 2025

DESAFIO CULTURAL

 

Rio - Arquivo JRS 

   Escrevi o presente texto para um encontro que deverá ocorrer no bairro da minha infância, o Perequê-mirim, em Ubatuba. Acho louvável o desafio a que se propôs a Vanessa, da família Cabral Barbosa, em resgatar aspectos culturais do nosso querido lugar. A vida comunitária é a nossa base segura, onde os ensinamentos da família se solidificam.  É o rio que sacia a nossa sede. Através do que escrevo, espero ajudar em algo nesse desafio dessa caiçara que se enveredou pelos caminhos da arte, tal como a minha filha e tantas outras pessoas.

   Se queremos vencer a ignorância, busquemos a verdade. É esta que nos liberta.

   Começo assim este texto porque é inegável que a ignorância avança sobre as mentes, sobretudo quando os laços comunitários vão sendo apagados e ideologias individualistas querem tomar e refazer o nosso ser. Assim é com gente, assim  é com o nosso lugar.  Em qualquer caso trata-se de uma perda cultural. 

   Entre 1970 e 1980, o Perequê-mirim abrigou a minha família. Uma praia maravilhosa, com um rio em cada canto e uma lagoa no lado direito. (Faz tempo que uma marina está sobre o local onde até tainhas fisguei um dia); um bairro de vida cultural invejável e com uma equipe de futebol (Esporte Clube Anchieta) respeitada no município. Este time tinha uma sede onde eram promovidos eventos culturais (bailes, espetáculos, campeonato de truco etc.). Hoje, todo aquele espaço do Clube Anchieta se converteu em pontos comerciais e estacionamento para veículos. A moçada daquele tempo, nos fins de tardes, jogava a "pelada" na praia até chegar a escuridão. Em época de carnaval, a molecada maior se fantasiava de mascarados na parte da tarde, num corre-corre distribuía varadas e pregava sustos nos menores pelas ruas. Havia festa junina na escola (que ficava na beira da pista, na esquina oposta à mercearia do Seo Miguel Cabral. Atualmente todo aquele espaço da minha infância está tomado por pontos comerciais). Também nos primeiros anos da década de 1970, o bairro abrigou por anos a Aragon, a companhia que refez a rodovia desde Caraguá até Ubatuba. O antigo local da usina de asfalto e de britas faz tempo que abriga a principal escola do bairro, na área dos Rocha. No sertão está a cratera de onde foi tirada toda pedra a ser britada.

  Defronte a antiga escola, havia uma linda área arborizada, cujo cuidador era um japonês idoso, vizinho do Seo Dito Santo e Dona Vicentinha. (Talvez o Paulinho, da pizzaria, queira falar mais desse personagem singular que até se perfilava no momento do hino nacional e do hasteamento da bandeira uma vez por semana). Nas festas juninas da nossa escola, a grande atração era a dança da quadrilha. Quem comandava os ensaios era o mestre Altamiro, tendo como auxiliar o Dito Carneiro. A quadrilha infantil ficava sob ensaios da Alice e Lúcia, filhas da Dona Ba. Elas moravam na Enseada, no canto direito, onde chegava o Caminho das Três Praias. A festa da capela era no segundo semestre, no dia de Sant'Ana (26/07), com missa, leilão e quadrilha. A rua no entorno era toda enfeitada com arcos de bambus e bandeirinhas coloridas. Carros não circulavam naquelas horas. A zeladora da capela era a Dona Julieta, esposa do Itagino. 

   Outra paixão do bairro era o jogo de malha. Na última vez que o apreciei no bairro, as disputas aconteciam na rua, lateral da capela, onde o chão de areia era ideal para o deslizar das peças achatadas de ferro. (Talvez o Romildo, filho da Dona Aparecida e do Seo Farias, possa comentar desse lazer e dos participantes).

   A cada manhã vários moradores se dirigiam à praia, sobretudo os caiçaras mais velhos, na intenção de olhar o mar e de ver os pescadores chegando de visitar os tresmalhos. Era um prazer ver peixes ainda se debatendo no fundo das canoas ou nos balaios, poder ajudar a puxar as embarcações sobre rolos até a beira do jundu. Uma vez por ano, cantando nas casas e na capela, passava o pessoal da Bandeira do Divino. Quem não queria ver e ouvir esse traço da religiosidade popular?

   Os cultivos no bairro ficavam por conta de banana e mandioca. A família Hyasa tinha a sua área de cultivo (pimenta do reino, beringela, giló etc.) quase no pé do morro, outrora propriedade do Seo Miguel Cabral, onde enormes jabuticabeiras nos proporcionavam prazer graças à bondade dessa família nipônica. (Ainda espero escrever a história desse saudoso samurai, do Seo Hyasa). Em meados da década de 1970, chegaram os Yamada, cuja área de plantação arrendada do Seo Afonso, era depois da ponte, no caminho do sertão, nas proximidades da escola Florentina. Pelo que me lembro, somente um caiçara se dedicava totalmente às verduras e bananas: era o Seo Dito Coimbra, morador do Sertãozinho, onde mais tarde também foi morar o Miguel, filho da Dona Maria Clarinda. Qual será a denominação daquele lugar atualmente?

  Agora, em relação aos espaços de cinema no bairro, deixo a palavra para o meu irmão Domingos, para o filho da Dona Maura e Seo Aristides e outros dos presentes, cujos filmes deixaram suas marcas. Infelizmente, por motivos pessoais, não pude estar presente, rever o estimado pessoal e conhecer gente nova Forte abraço, minha gente! Parabéns à Vanessa pela iniciativa! Até.

       

        

Um comentário:

  1. Olá Ronaldo! Maravilhosas informações as suas. Seu registro é fundamental p familiares e moradores do bairro. Estou na expectativa do encontro com o pessoal hj p fazer o registro…

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